terça-feira, 5 de maio de 2015

Pode haver aumento do número de deputados

O voto distrital misto alemão, defendido pelo PSDB, ampliará o número de deputados na Câmara. Os atuais 513 deputados seriam a bancada mínima da Casa. A máxima seria definida a cada eleição, como na Alemanha. Por isso, os tucanos estão abandonando sua proposta original. A população, avessa aos políticos, não aceitaria um sistema que permitisse ampliar o número de cadeiras. A informação é de Ilimar Franco, no jornal O Globo.
Revela o colunista que o relator da reforma política, Marcelo Castro (PMDB), e os que defendem o sistema distrital alemão omitem que a Câmara terá mais cadeiras. Para entender como esse modelo funciona, será usado o exemplo da Alemanha. Naquele país, o Congresso tem 598 deputados, sendo 299 eleitos em distritos. Os eleitores votam uma vez no candidato do distrito e outra na lista do partido. O voto total da sigla na lista determina o número de vagas que terá no Congresso. Mas, se uma legenda tiver conquistado num estado mais distritos a que teria direito pela sua lista, essas vagas são mantidas. Assim, no pleito de 2013, além do mínimo de 598 eleitos, outros 33 obtiveram mandatos por vencerem em seus distritos.
Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários:

O nosso Blog agradece a sua participação, mas não responsabiliza-se por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.

Comente a postagem acima.

Postagens populares