sábado, 26 de setembro de 2015

A Rede de Marina e a debandada no PT


Em meio à maior crise vivida pelo PT em seus 35 anos, a criação da Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva poderá dar início a uma romaria de petistas para se filiar ao novo partido. Ironicamente, Marina tentou criar a Rede para disputar a eleição presidencial de 2014. Não conseguiu. Filiou-se ao PSB. Virou vice de Eduardo Campos e assumiu a candidatura presidencial quando o então candidato morreu num acidente aéreo.

Marina teve dificuldade para criar a Rede, mas, mesmo assim, manteve-se no jogo político de forma relevante. Acabou perdendo a eleição presidencial do ano passado, ficando fora do segundo turno depois de surgir como favorita para ganhar o pleito.

A Rede poderá se beneficiar de um movimento de desilusão com o petismo. Poderá angariar apoio de uma fatia que se incomoda com a oposição radical que o PSDB tem feito, votando contra medidas econômicas que apoiava no passado.

Marina fez um discurso duro em relação à crise do PT, mas, na turbulência do governo Dilma, tem se comportado de forma discreta e moderada. Muitos acham um erro. Avaliam que Marina sumiu. Mas ela tem se preservado e atuado com inteligência. Desde o começo das discussões sobre impeachment, a ex-senadora disse que esse mecanismo não poderia ser utilizado para remediar crises políticas ou servir para inviabilizar governos eleitos que percam popularidade.

No atual embate político, muito radicalizado, com crescimento da intolerância, Marina tem sido uma voz de moderação. A ida para a Rede de Alessandro Molon, que é um dos melhores deputados do Congresso, é um prenúncio de eventual romaria de petistas e de políticos de esquerda e centro-esquerda que buscam um recomeço político.


A crise do governo Dilma é uma ameaça à esquerda e um alimento para forças mais conservadoras, de direita. Talvez a Rede consiga trilhar um caminho do meio que dê competitividade ao partido na disputa pelo poder central.
Blog do Magno.






Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários:

O nosso Blog agradece a sua participação, mas não responsabiliza-se por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.

Comente a postagem acima.

Postagens populares