domingo, 22 de novembro de 2015

Blog Entrevista Valdemir Cintra e sem papas na língua fala sobre o caso da Água de Tabocas do paredão do Ipojuca e dá resposta a vereadores de Belo Jardim e São bento do una!


01 – Quando teve origem essa briga por água, envolvendo principalmente os municípios de Belo Jardim-PE e São Bento do Una?

Resposta:
Quando as barragens do Bitury e Ipojuca entraram em colapso. Ficamos apenas com a de Tabocas, que possui menos de 1 milhão de metros cúbicos de água.

02 – Mas somente São Bento  retirava a água de tabocas?

Resposta:
Negativo. O descontrole é grande e a seca é maior. Todas as cidades da região, por necessidade  vem buscar o nosso precioso liquido.

03 – E porque você acionou o Ministério Público?

Resposta:
A pedido do Prefeito de Belo Jardim João Mendonça, fui com o secretario de Agricultura André Rocha até o escritório local da Compesa.  Lá fomos informados que a COMPESA não tinha poderes para fiscalizar e somente a APAC era quem podia tomar as decisões. Saindo de lá, fui ao MP e relatei o fato, que gerou em uma ação acionando o órgão responsável

04 – Teve no mesmo dia uma audiência pública, na Câmara de vereadores e outra na APAC em Recife, por que?

Resposta:
A Câmara já sabia que a COMPESA não resolveria e sim a APAC. Então eu fui primeiramente para onde fui convidado, a APAC. Lá estavam todas as partes interessadas: João Mendonça (Prefeito de Belo Jardim), Debora Almeida(São Bento), Casa Civil, Casa Militar, IPA, Defesa Civil, CODECIPE e a COMPESA Estadual.  Lá relataram a situação, foram mostrados fotos e vídeos, mostrando a quantidade que cada um  tinha direito. Ficou decidido também que a água de tabocas seria usada exclusivamente para o consumo humano

05 - Valdemir e qual a quantidade  exata de água para São Bento?

Resposta:
Nenhuma. As granjas Almeida, tem a autorização para retirar o equivalente a 03(três) carretas de água por dia.

06 – Como ficou a questão da fiscalização?

Resposta:
Inicialmente o prefeito João Mendonça, anunciou que iria fazer um cadastramento de todos os veículos e esses dados serviria de base para criação de um comitê composto por todos os municípios, que estabelecerá uma quantidade a ser usada. Se continuar da mesma forma, a barragem de Tabocas secará em Janeiro de 2016 e com as novas normas, em Junho do mesmo ano.

07 – Você postou que a Prefeita Débora Almeida não concordou com a decisão da Prefeitura de Belo Jardim em fiscalizar, como foi esse momento?

Resposta:
Realmente os ânimos se acirraram, a Prefeita ficou uma fera,  neste momento,  o prefeito João Mendonça disse que não precisava da autorização de São Bento para fiscalizar e que ele era prefeito do município de Belo Jardim e iria fazer sim a fiscalização independentemente da vontade da Prefeita. 

08 – Você acha que essa fiscalização irá acontecer?

Resposta:
Já está acontecendo. O prefeito já fez o levantamento e levará para APAC. As normas terão que entrar em vigor, pois, o calculo é simples; NÃO TEMOS ÁGUA.

09 – Qual a sua opinião sobre a Caravana da Alegria de São Bento do Una?

Resposta:
Nada contra. Desde que não seja com a nossa água. A barragem de Pau Ferro tem 14 milhões de m3 e está com sua capacidade total. O empresário Zé Almeida, segundo foi informado na APAC mandou perfurar dezenas de poços artesianos; tem poços em Lajedo e barragens em Garanhuns. Então, diante dos fatos terão que ir buscar nesses locais em nossos mananciais, não temos. Se é uma atitude politica eleitoreira do município, não cabe a minha pessoa julgar e sim a justiça eleitoral. Do lado humano, está matando a sede do povo.

10 – Fui informado  que você sofreu ataques  dos vereadores de São Bento  e de Belo Jardim, como você recebeu essas criticas?

Resposta:
Sobre Belo Jardim é ciúme politico. Eu fiz o que cada um deles fazer. Eu ainda  prestei uma assessoria à eles, dizendo os caminhos: montar uma comissão, fazer audiências públicas convidando os órgãos com poder de mando.  Não fizeram, quando eu fiz, fui acusado de enxerido, atravessado e de querer aparecer.  Fiquei triste em  saber que vereadores do nosso município está defendendo São Bento do Una.  Em terra de cego  quem tem um olho é Rei.
Quanto ao município de São Bento, encaro como uma forma de querer agradar o executivo e o empresário José de Almeida, por quem tenho um grande respeito. Não participaram nem da reunião da APAC e sem elementos foram discutir para a plateia o assunto. Ao tomar conhecimento, respondi a altura: NÃO DEPENDO DOS OVOS DE ZÉ DE ALMEIDA. Soube que não gostaram. Só se zanga a cabeça.

11 - Outra ação que você no Ministério Público foi com referencia o Paredão da Barragem do Ipojuca, que inclusive você foi destaque na mídia estadual.

Resposta:
Meu caro Edson, é bastante preocupante o caso do paredão da barragem. Em 2014, o deputado federal Mendoncinha (DEM) anunciou uma emenda no valor de 5 milhões de reais, que aumentaria em 3 metros o paredão da barragem Pedro Moura Junior. Fechando as urnas, a obra parou. O pior é que retiraram toda proteção do concreto do paredão, causando infiltração na estrutura, além de diminuir em um metro.
Em julho de 2015, fiz uma matéria para o meu blog: www.avozdopovobj.com.br  com fotos e filmes(disponíveis no youtube) chamando a atenção das autoridades para esse fato. Solicitei também que os vereadores de Belo jardim criassem uma comissão para acompanhar e solucionar o caso. Novamente,  foram omissos. Diante disso, eu, fiz uma denuncia ao MP solicitando um laudo técnico, pois, na minha leiga opinião, se ocorrer uma quantidade de chuvas equivalente aos anos de 2004 e 2009, esse paredão se romperá.

12 – O deputado Mendonça Filho colocou um carro de som nas ruas de Belo jardim lhe atacando por ter feito essa denuncia e se defendendo, como você ver essa ação?

Resposta:
Uma prova que Mendoncinha se preocupa mais com Dilma do que com Belo Jardim-PE. Ele, mau assessorado como sempre, está discutindo na contra mão da situação. Eu falei do paredão e ele fala que não ficou com os 5 milhões. Em momento nenhum eu falei em dinheiro, me restringi ao fator de risco.

13 –  Na última quarta feira, 18 de novembro de 2015, fui com você até a barragem  Tabocas de para verificar a ação de vândalos nas comportas, como você ver essas ações?

Resposta:
Nesse mundo tem gente pra tudo e sobra um pra tocar gaita. Fui informado pelo Gerente Regional da Compesa  que foi prestado queixa na delegacia. Espero punições. Parabenizo também a Compesa que agiu rápido no conserto.

14 – Suas considerações finais:

Resposta:
Primeiramente quero agradecer  à você Edson e parabeniza-lo pelo trabalho no blog e no rádio. Muita gente deve está perguntado porque não falamos de politica. Ficará para a próxima entrevista Belo Jardim não declarou guerra à São Bento Una. Não apostem nessa desunião.
Continuarei defendendo os interesses da minha cidade Belo Jardim.

Aos que me criticam deixo um conselho : Me imitem, porque ser eu é impossível. Pai fez e rasgou a fórmula.










Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários:

O nosso Blog agradece a sua participação, mas não responsabiliza-se por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.

Comente a postagem acima.

Postagens populares