terça-feira, 1 de novembro de 2016

Festa de São Manoel da paciência foi um sucesso em Xucuru!


No último final de semana de outubro de 2016, como acontece anualmente, ocorreu a tradicional Festa de São Manoel da Paciência, padroeiro de Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, uma tradição que já dura 68 anos de muita fé e religiosidade entre o fiéis católicos do distrito e da região, que vivencia todos os anos, esse momento festivo, comemorativo e de tradição.


Há vários anos, a festa vem tendo início com o novenário, onde todas as noites têm missa ou celebração da palavra com noiteiros homenageados nos moldes do mês de maio, decidado à Nossa Senhora, encerrando com o dia da festa, quando ocorre alvorada festiva, batizados, repiques de sino, procissão, missa campal e show religioso ao ar livre no palco do evento, que conta o apoio da prefeitura de Belo Jardim, Prefeito João Mendonça, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Secretária Ester Santos, Vereador Claudemir Paulino, Luiz Carlos, comerciantes, criadores, comunidade local, também de sítios próximos, cidades vizinhas e colaboradores em geral, que contribuem para a realização de uma das principais festividades de Xucuru, que movimenta a economia e atrai inúmeras pessoas, que sempre visitam a localidade nos tempos de festa, que diga-se de passagem, é reconhecida por promover eventos em clima de paz, sem grandes problemas para o policiamento, que está sempre presente fazendo a segurança das famílias que participam das atividades festivas.

Como informamos anteriormente, é uma tradição realizar a festa do padroeiro durante o mês de outubro, podendo haver alguma alteração para antes ou para depois deste mesmo mês, mas com o mesmo roteiro de programação, contando toda capacidade do pároco responsável pela capela local, e a dedicação dos movimentos religiosos, contando com a colaboração da comunidade e outros parceiros. Este ano, o evento teve início no dia 21 do corrente mês e foi encerrado no dia 30, com a programação semelhante à citada por esta mesma postagem, com apenas uma alteração, que foi a não realização do tradicional show religioso, por motivos superiores, podendo ser realizado em outra data a ser estudada para, possívelmente ocorrer ainda esse ano, ou não.

Na programação secular ou de rua, como é costumeiramente chamada, em 2016 tivemos atrações de romantismo e muito forró, atendendo o público mais conservado e para moçada mais divertida, sendo que na sexta 28, se apresentou Luis Neto, ou simplesmente Neto Maraial, da dupla Edu e Maraial, o mesmo é de Sanharó e tem parentes em Xucuru, cantando diversos sucessos do passado e do momento, embalando os corações. Para completar a noite, foi a vez de Babado e sua banda, também de Sanharó, um veterano nas festas da localidade, com todo seu romantismo e aquela sofrência para os corações apaixonados.

Já no sábado, 29, teve o leilão de prendas e animais, depois foi a vez do som acústico de Claudinho de Arcoverde, ex-vocalista da banda Noda de Caju, interpretando grandes e atuais sucessos para embalar o público, que compareceu em grande número à praça central superando as expectativas, público esse que depois conferiu toda agitação da banda Forró dos Bossas, completando a segunda noite de atrações no palco da festa.


No domingo, dedicado ao padroeiro, teve início logo cedo, com a esperada alvorada festiva com a banda Filarmônica Santa Cecília, percorrendo várias ruas, ao meio-dia teve o repique de sino, à tarde foi a vez dos batizados, procissão e missa campal no palco da festa, e por motivo superior, não houve o show religioso, como estava previsto, ficando, possivelmente para outra data, muito em breve. Assim foi a tradicional Festa de São Manoel da Paciência, padroeiro de Xucuru, neste ano de 2016. A comissão externa da festa foi de Claudemir Paulino, Erivaldo e Jota Isaias, este ano não teve a colaboração de Alex Martins, que faleceu e contribuía todos os anos para a realização do evento, o mesmo foi homenageado pelas honrosas contribuições à festa.
Blog de Xucuru.



















Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários:

O nosso Blog agradece a sua participação, mas não responsabiliza-se por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.

Comente a postagem acima.

Postagens populares