quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Moro aceita convite de Bolsonaro para assumir Ministério da Justiça e Segurança Pública



O juiz Sergio Moro aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública . A informação foi confirmada por meio de nota divulgada no fim da manhã desta quinta-feira, após reunião na casa de Bolsonaro, no Rio.

Moro afirmou que vai se afastar das audiências da operação que já estão marcadas para "evitar controvérsias desnecessárias". Isso significa que ele não vai ouvir o interrogatório do ex-presidente Lula na ação que apura reformas feitas por empreiteiras no sítio de Atibaia, interior de São Paulo.
A audiência com o petista está marcada para 14 de novembro. Para a defesa do petista, o convite feito por Bolsonaro a Moro já reforçava a tese de que Lula é alvo de uma perseguição política . Em petição entregue nesta quarta-feira, os advogados dizem que Moro vai entregar o governo de um político que prometeu "metralhar a petralhada" e deixar Lula "apodrecer na cadeia".

Na nota, Moro diz que aceitou o convite "com certo pesar", pois terá que pedir a exoneração da Justiça Federal, onde trabalhou por 22 anos.

"No entanto, a pespectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior."

Assim que Moro oficializar sua desistência do cargo de juiz, os processos da Lava-Jato deverão ser conduzidos provisoriamente pela juíza Gabriela Hardt. Como é uma juíza substituta, Gabriela não poderá assumir definitivamente a vaga de Moro, que é um juiz titular.



Previous Post
Next Post

About Author

0 comentários:

O nosso Blog agradece a sua participação, mas não responsabiliza-se por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.

Comente a postagem acima.

Postagens populares